Som e Fúria

Televisão

Eu li uma peça de Shakespeare pela primeira vez aos 12 anos. A história não poderia ser mais apropriada: Romeu e Julieta. Depois foram, no mínimo, mais 15 leituras do mesmo livro porque então eu perdi a conta. Dali em diante, surgiu um propósito e uma paixão: ler todas as peças de Shakespeare e o teatro na minha vida.

Das 35 peças, eu li seis. Em algum momento, isso se perdeu. Fiz teatro durante um tempo, mas jamais um texto de Shakespeare. Nunca fiz um clássico.

Hoje, nada de leituras shakespearianas, nada de palco. Os dois sumiram da minha vida. Então, surgiu Som & Fúria.

Kátia, personagem de Maria Flor. Os demais personagens aparecem “condensados”.

Série de 12 episódios, realizada pela 02 Filmes e coproduzida pela Rede Globo. Não assisti pela TV aberta, porque os horários eram insanos. Impossível acompanhar. Quando terminou, baixei pela Internet e assisti a todos os episódios em apenas três dias.

O monólogo começa, de fato, aos 2’10”. Vale muito a pena assistir. Muito!

Chorei em quase todos. Além de ser excelente, muito bem-escrito, apaixonante, com atores incríveis e uma produção sensacional, entendi o meu amor por Shakespeare. A minha paixão pelo teatro. E por que, aos 12 anos, eu pensei em subir num palco um dia.

Belíssimo trecho da cena do balcão, com falas que ainda me lembro.

Em setembro, a série sairá em DVD, com duas horas a mais de material. Claro que comprarei. A Barbara Heliodora, a maior especialista brasileira da obra do dramaturgo inglês, traduziu todas as peças. Agora posso ler a obra completa. E o palco? Julieta, Ofélia, Catarina, Rosalinda, Desdêmona, Beatriz… Podem me esperar.

*
Quem quiser uma ótima análise sobre a obra completa de Shakespeare, leia Shakespeare: a invenção do humano, de Harold Bloom. Livro que está há oito anos na minha estante.

6 comentários sobre “Som e Fúria

  1. Então, eu comecei assistir Som & Fúria e ameeii!! (já fiz teatro também), porém tive um probleminha na agenda e não consegui assistir os últimos capítulos. que raiva! rs Vou correr por youtube assistir o resto.

    gostei do seu blog.

    Beijo!

  2. Nossa, Carol, é mesmo! Na verdade, eu sempre coloco link de livro da Livraria Cultura porque sei que geralmente lá tem, então já vou direto ao site. Agora, para comprar, aí eu pesquiso. Ainda bem que você pensa do meeeesmo jeito, hehehe. Então, é exatamente essa coleção da Nova Aguilar que quero comprar. Segura a vontade, eu vou à alguma livraria que tenha para folhear com calma… É muito caro, a gente de comprar na certeza. Daí eu te digo se é boa mesmo, pode deixar.

    *

    Lu, baixe e assista com vontade, porque é muito muito muito bom! 😀

    *

    Contadora, mas você não assistiu ao final? Corra para assistir! Eu não aguentaria de ansiedade.

    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s