Desconhece-te a ti mesmo!

Sociedade

[…] Nada impede que amanhã eu descubra que ter um emprego e um formato de vida mais estável é o melhor para mim – ou que não, eu continue achando mais divertido viver com mais autonomia e menos dinheiro. Ou que invente um jeito novo que serve para mim, mas pode não servir para mais ninguém. O contrato que assinei comigo mesma é o de seguir coerente com a necessidade de me buscar.

[…]

Meu conselho é fugir de frases do gênero: “Eu sou um tipo de pessoa que…” ou “Deixa eu te contar que tipo de pessoa eu sou…”. Suspeito que quem diz essas coisas não sabe nem o caminho de casa. Acho que as buscas mais interessantes começam com frases como: “Não sei mais quem eu sou” ou “Não tenho ideia de quem eu sou”. Ótimo, podemos dizer que começamos a nos conhecer. Claro que só para nos perdermos logo adiante. Afinal, para que mais serve a vida?

Eliane Brum, em Desconhece-te a ti mesmo!
Para ler completo, clique aqui.

2 comentários sobre “Desconhece-te a ti mesmo!

  1. Bom dia,
    Sabe Clara, fiquei uns minutos aqui embasbacada a pensar neste texto. O que a autora diz é verdade… Eu luto um pouco nesta trilha de me auto-compreender e nunca chego a lado nenhum. Sempre admirei as pessoas que sabem que são e para onde vão, o que querem fazer e os objectivos a alcançar. Leio este e fico aqui a matutar…
    Acho que sabemos o básico de nós próprios: nossos gostos, “não gostos”, convicções, amores, afectos e até algumas metas; mas as nuances e até onde somos capazes de ir… não sei se alcançamos mesmo.
    Se estamos em constante mutação e redefinição, como vamos nos auto-conhecer na totalidade?
    Abraço e um bom fim-de-semana 🙂

  2. Catia, o seu comentário me fez pensar e repensar. Você tem razão, se mudamos tanto, nunca nos conheceremos totalmente. Talvez esse constante conhecimento de nós mesmos nos tranquilize… Porque sabemos que a totalidade nunca chegará.

    Grande beijo.

Deixe um comentário

