Seis anos na selva, quatro meses de trabalho

Literatura

Eu sou revisora e preparadora de textos (são funções distintas, mesmo quando insistem em dizer que não) e gostei muito deste texto. Ele descreve quais são as etapas de produção de um livro (nesse caso, o Não há silêncio que não termine, de Ingrid Betancourt) e os profissionais  que estão envolvidos.

Ingrid passou mais de seis anos no cativeiro — em condições precárias, exposta a doenças, mudando de um acampamento para outro —, e nós tivemos apenas quatro meses para produzir um livro de quase seiscentas páginas em que ela narra tudo isso! Pra quem não trabalha na área, quatro meses pode parecer muito tempo. Mas, normalmente, um texto desse tamanho precisa, só para a produção (diagramação, revisão, capa, gráfica), de pelo menos três meses. Se somarmos todo o trabalho que vem antes disso — tradução, preparação, edição —, dá pra dizer que chegaria fácil a um ano. Mas desde o começo definimos que o lançamento seria em setembro (junto com as edições em francês, inglês, espanhol, italiano, alemão e holandês), e sabíamos que teríamos de correr. “Vai ter que dar.”

Lucila Lombardi é editora-assistente na Companhia das Letras.
Para ler o post completo, aqui.

*
É um trabalho apaixonante, silencioso e gratificante. Não me importo em não ter o meu nome na capa. O dia que eu quiser isso, lanço o meu livro. Quando contribuo para os livros alheios, fico feliz com o meu nome pequenino naquela ficha que poucos leem. Mas eu sei que estou lá e reconheço o meu trabalho.

4 comentários sobre “Seis anos na selva, quatro meses de trabalho

  1. Olá,

    quando puder e se vc achar pertinente, poderia nos contar mais como é seu trabalho?

    Bj, te leio todos os dias!

  2. Trabalhar com livros realmente é apaixonante, né? Que bom que você gostou do texto, e obrigada pelo link!

Deixe um comentário

