Em nome do bem se faz muito mal

Literatura, Sociedade

Eu era criança e já intuía que a literatura era o território do indizível. Nela cabia tudo o que era humano. Mesmo o feio, o brutal. Mesmo a covardia, a inveja, os sentimentos todos que a gente prefere dizer que não sente. A literatura, como as várias manifestações da arte, é o não lugar geográfico onde podemos lidar com nossos demônios sem que eles nos devorem. A literatura só é literatura se incontrolável.

Tenho medo que os bem intencionados do politicamente correto inventem a maior ficção de todas, que é um homem sem conflitos, sem pequenezas e sem contradições. E então a literatura, que não será mais literatura porque deixará de estar encarnada na vida, ficará reduzida a uma casca vazia e sem ressonância onde não nos reconheceremos. […]

Não sei o que pensam vocês. Mas eu, quando vejo aquelas pessoas com seu par de olhos angelicais, anunciando que ainda que seja contra a minha vontade estão fazendo o que fazem para o meu bem, não hesito. Corro.

Eliane Brum, no texto Em nome do bem se faz muito mal. Para ler completo, aqui.

*
Indicação do querido Rener.

2 comentários sobre “Em nome do bem se faz muito mal

  1. …ainda que seja contra a minha vontade estão fazendo o que fazem para o meu bem…” Nossa, qtas vezes eu não tive vontade de correr qdo ouvi essa frase.
    bjoooos, flor

Deixe um comentário

