A coerência é um valor moral?

Sociedade

Para pensar e repensar com nossos próprios botões.

*

Posso respeitar a tenacidade corajosa de quem se mantém fiel a suas convicções, mas no que ela difere da teima de quem se esconde atrás dessa fidelidade porque não sabe negociar com quem pensa diferente e com o emaranhado das circunstâncias que mudam? Aplicar princípios e nunca se afastar deles é uma prova de coragem? Ou é a covardice de quem evita se sujar com as nuances da vida concreta?

[…] Mussolini se vangloriava gritando: “Eu me quebro, mas não me dobro”. Ele se quebrou mesmo, enquanto eu me dobro e posso renegar ideias minhas que pareçam ser, de repente, inadequadas ao momento (dos outros, do mundo e meu).

[…] A coerência é uma virtude só para quem se orienta por princípios. Para o indivíduo moral, que se orienta (e desorienta) por dilemas, a coerência não é uma virtude, ao contrário, é uma fuga (um tanto covarde) da complexidade concreta. Oscar Wilde, que é um grande fustigador de nossas falsas certezas morais, disse que “a coerência é o último refúgio de quem tem pouca fantasia” e, eu acrescentaria, de quem tem pouca coragem.

Contardo Calligaris, em A coerência é um valor moral? O texto completo, aqui.

2 comentários sobre “A coerência é um valor moral?

  1. ótima reflexão, me lembrei de Gabriel Garcia Marques:”descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estado, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem de minha natureza. Descobri que não era disciplinado por virtude, e sim como reação contra minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso no pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importo como o tempo alheio…(memórias de minhas putas tristes, p.74)

Deixe um comentário

