“O que não é possível carregar comigo é porque não é meu.”

Sociedade

Eliane Brum entrevistou Debora Noal, psicóloga que trabalha em regiões de conflito pela organização Médicos Sem Fronteiras.

Eliane – É fácil para você partir desses lugares?
Debora – É como eu te disse. Eu não costumo focar muito no que fica, mas no que eu estou indo buscar. Como no sofrimento: você tem sempre uma alternativa. Não é o evento, em si, que te causa a dor. É o significado que você dá a ele. Às vezes me incomoda partir sem ver algumas respostas. Mas sei que o mundo não para quando eu vou embora. O mundo continua. E aquilo que você faz quando você está lá tem reverberações dentro das pessoas e dentro dos espaços. Então, é uma dor do tipo: estou indo embora, não vi o resultado disso, mas alguém vai ver. E tomara que aconteça. […]

A frase do título é de Debora Noal. A entrevista é extensa, profunda, difícil. E, por isso mesmo, incrível. Vale cada linha, cada história, cada pensamento. Leiam, releiam e compartilhem.

O link, aqui.

3 comentários sobre ““O que não é possível carregar comigo é porque não é meu.”

  1. Fantástico Cassia,sem palavras…Obrigada,muito obrigada por divulgar tão linda e rica entrevista…Parabéns mais uma vez,a você ao seu maravilhoso blog.Bjo!!!

  2. Juliana, muito obrigada pelo elogio ao blog! E essa entrevista é tão incrível que seria impossível não compartilhar.

    Grande beijo.

  3. Cássia, passei por experiências assim no Haiti duante a crise de colera em abril do ano passado! Doeu na carne, pois relembrei da dor que ouvi, senti e vi! Relembrei cada olhar que recebi e o muito, mas, ao mesmo tempo quase nada que conseguimos fazer. Lembrei de alguns sorrizos de agradecimento e de lagrimas de dor de pessoas que clamavam por ajuda. E novamente chorei .

Deixe um comentário

