A caminho de Kandahar

Cinema, Sociedade

Há dez anos, eu assisti ao filme A caminho de Kandahar no cinema. Ainda me lembro do quanto ele me impressionou e nunca mais vi o Afeganistão com os mesmos olhos.

Agora de madrugada, ao ler o discurso do presidente americano e ver tamanha alegria pelo mundo afora, eu me lembrei do filme.

Qual o valor da vida de alguém? Ao ler os três últimos presidentes americanos falarem em paz e liberdade, como se as vidas inocentes de seu país valessem mais que os inocentes que morreram por conta da tão propalada justiça, percebo um grande descompasso nessa história.

“Por isso seu desaparecimento deve ser bem recebido por todos que acreditam na paz e na dignidade humanas”, disse Barack Obama em seu pronunciamento. Justamente por acreditar nisso, ver tantas pessoas comemorarem a morte do Osama Bin Laden com tamanha satisfação me assusta.

No meu dicionário, “vingança” e “justiça” não são sinônimos. E a vida de cada um de nós tem o mesmo valor em qualquer lugar do mundo. Quer queira, quer não.

4 comentários sobre “A caminho de Kandahar

  1. Finalmente alguém pensa como eu! Como é que eles se auto-outorgam o direito de ir matando?… Porque eu li que a ordem não era pra prender, era pra matar! Não são eles que tem prisões de segurança máxima? Não confiam nelas?… É muita prepotência, arrogância, sei-lá-mais-o-quê… O pior ainda, no entanto, é que a maioria das pessoas aplaudem e comemoram! Cruz credo! Onde vamos parar?…

  2. Zelma, tem uma música do Nando Reis, que ficou ainda mais bonita na voz da Cássia Eller, que diz: “O mundo está ao contrário e ninguém reparou…” Quando uma multidão comemora e sorri feliz com algo desse tipo, é porque realmente algo está fora dos eixos. E eu acho isso uma tristeza.

    Grande beijo.

Deixe um comentário

