Namore uma garota que lê

Internet, Literatura

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas. […]

É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa. […]

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que  pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe  monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.

Rosemary Urquico, trechos de Namore uma garota que lê. Tradução e adaptação, Gabriela Ventura.
Para ler o texto completo, aqui.

Fonte: @akirabr e @poetriz

7 comentários sobre “Namore uma garota que lê

  1. O texto todo é maravilhoso, e quando era impossível ficar ainda melhor, vem essa última frase. Que maravilha!

    Beijos e pétalas.

  2. Cassia, ao ler o texto me fez repensar sobre minhas leituras… sou uma garota que le, mas ultimamente so tenho lido textos, artigos, dissertaçoes que falam sobre temas relacionados ao trabalho,.
    Preciso ler outras coisas para além do trabalho!!
    O que vc anda lendo?.. mas tenho uma birrinha, nao gosto de ler livros que viraram filmes..
    Observaçao: de tanto ler voce falando sobre FRINGE eu fui “contaminada” acabei de assistir a primeira temporada e simplesmente amooo é a melhor serie

  3. eu estou apaixonada por este texto, flor!!

    só você para trazer coisas tão inspiradas para nós, ne???

    beijos

  4. Opa, moça.

    Agradeço por ter linkado o meu blog ao texto.
    É sempre bom encontrar por aí mais uma integrante do time/trupe/corja/confraria das garotas que leem.

    😉

  5. Maria, eu leio por lazer bem menos do que gostaria porque eu trabalho lendo, né? Não há olhos e mente que aguentem tanta leitura. No momento, estou lendo a autobiografia da Liv Ullmann, “Mutações”. É muito bom! Sério que você começou a assistir Fringe? Eu amo essa série perdidamente! E se você gostou da primeira temporada, anime-se, porque a série só melhora com o tempo. A terceira temporada foi excelente!

    Grande beijo.

  6. Gabriela, você não precisa agradecer. 😉 Era mais do que a minha obrigação, afinal, você traduziu e adaptou o texto. Tem o mérito e o crédito. Pois é, fazemos parte do mesmo time/trupe/corja/confraria/clube das garotas que leem. E esse texto só veio mostrar que somos muito mais numerosas do que imaginávamos. 😉

    Grande beijo.

Deixe um comentário

