Mary Del Priore

Sociedade

Acho que o grande problema das mulheres brasileiras é que elas são extremamente machistas. Não deixam os filhos lavarem a louça e querem ser chamadas de docinho em casa. E se identificam com as mulheres frutas, comestíveis. Fora de casa, são independentes. Quando chegam em casa, querem ser tratadas como princesas. Esse é um grande paradoxo. Elas casam para entrar em um conto de fadas. […]

Homens e mulheres têm aspirações diversas em relação ao casamento. As mulheres querem que o casamento seja tudo, que preencha todas as coisas. O homem, quando casa, quer uma família, filhos. Eles procuram coisas realmente diferentes. Então, fica difícil dar certo. […]

O patriarcado não atrapalha só as mulheres. E não vamos ficar com essa de que o homem é um vilão. Ele também está sendo cobrado demais. Além de trabalhar muito, tem a pressão de ser bom pai. E precisa fazer sucesso, senão ele é um “loser”. […]

Acho que o funk produziu um machismo de saias. Quando a Tati Quebra-Barraco fala “eu te pago e te levo para o motel”, ela vira uma mulher com um rolo de macarrão na mão, machista, que manda nos homens. Sabe aquele homem que tem o dinheiro e por isso acha que pode mandar na mulher e fazer dela o que quiser? Essa é a imagem que o funk da Tati Quebra-Barraco passa para mim. […]

Mary Del Priore, trechos da entrevista concedida à Revista TPM, n.111, julho 2011.
Para ler a matéria completa, aqui.

*
Os livros dela são incríveis. Cada vez que tenho um deles em mãos, relembro por que eu era tão apaixonada por História no ginásio. Durante os quatro anos, estudei com uma professora que nos indagava, nos questionava, nos fazia refletir. Os meus olhos brilhavam. E a Mary Del Priore consegue trazer isso novamente para a minha vida.

Deixe um comentário

