“As pessoas têm medo de falar o que pensam.”

Sociedade

Hoje, as pessoas estão muito conservadoras. Fiz um debate e as pessoas disseram que eu era muito corajosa. Por quê? Não tem milico na parada, não tem ninguém me proibindo de falar o que penso. Não vou ser cassada. A ditadura acabou e as pessoas continuam com medo de falar. Têm medo de que o outro vá fazer cara feia, de perder o espaço no jornal, o cliente, o convite para a festa. Nem entre amigos as pessoas têm coragem de dizer o que pensam. Parece que têm que viver agradando. A vida assim, sem autenticidade, vale a pena? Se eu não puder ser quem eu sou, valeu viver? Para mim, não. […]

Seria amedrontador um mundo onde fosse possível expor tudo. Confio muito na força da intimidade, da privacidade, do caráter secreto da vida. Não é tão fácil devassar isso. […]

Marcia Tiburi, trechos de entrevista para a revista Lola, ago. 2011.
Para ler, aqui.

2 comentários sobre ““As pessoas têm medo de falar o que pensam.”

  1. É mesmo bastante estranho isso, tenho percebido esse medo nas pessoas há algum tempo. As pessoas preferem dizer “que bonitinho, você é linda” e você percebe a hipocrisia imediatamente. Há esse tal “politicamente correto” e os tais dos “intelectualóides” que estão classificando tudo como errado, faz mal ou engorda. Um porre…
    Será que tem cura esse mal?

    bacio

  2. Lu, acho que existem duas coisas: a pessoa hipócrita polida, que não tem coragem de falar o que pensa, e a pessoa grosseira, fala qualquer coisa que vem à cabeça em nome de uma suposta sinceridade. Para mim, ambas são nocivas. Acho bacana quem fala o que pensa, quem argumenta, quem não pensa em agradar todo mundo, mas que sabe quando e onde falar. Acho que há cura sim e começa por mudarmos nossa própria conduta e não dar trela para essas pessoas. 😉

    Grande beijo.

Deixe um comentário

