É possível definir inteligência?

Sociedade

Não costumo publicar dois posts seguidos de um mesmo tema, por assim dizer. Mas este trecho é tão importante, que não poderia deixar passar.

“Convém que se esclarece uma coisa: ser mais inteligente não significa ser melhor, ou ter mais sucesso profissional ou financeiro. As pessoas humildes e sábias aceitam que outras são mais inteligentes… e que essas pessoas mais inteligentes não pertencem ao panteão dos deuses… podem ser comuns mortais que compartilham o autocarro connosco. Mas como a humildade e a sabedoria estão cada vez mais ausentes da nossa sociedade, em que toda a gente se acha mais esperta e com mais razão que o resto dos vizinhos, é normal esta reacção violentíssima ao assumir que há pessoas mais inteligentes. Por isso é que temos incompetentes no poder, por isso é que caiem pontes, por isso é que se desperdiça dinheiro em projectos falhados à nascença ou completamente inapropriados. Os incompetentes, incultos e ineptos estão onde nunca deveriam estar.

[…]

“Existe apenas um método provado para a evolução da humanidade: encontrar a inteligência, suportá-la, alimentá-la e depois deixá-la dirigir. A Humanidade precisa da inteligência para sobreviver (sim, para sobreviver)… Nenhum outro método alguma vez resultou e nenhum outro alguma vez resultará.”

Carlos Simões, trechos de É possível definir inteligência?
Para ler o texto completo, aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “É possível definir inteligência?

  1. Destaco a parte final do texto, quando ele afirma que “Essa estratégia de “nivelar por baixo” em nome de pseudo pedagogias politicamente correctas e confortáveis para as estruturas educativas (porque pouco motivadas e sem qualquer incentivo) já está a dar os seus frutos… olhem à vossa volta…”
    *
    *
    É a pura verdade!
    Triste, né? 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s