A liberdade de expressão

Sociedade

[…] nenhuma liberdade é absoluta, nem mesmo a de expressão. […] Então por que hoje, quando se fala em liberdade de expressão, é para defender o direito a dizer e fazer o pior, não para o melhor? Repito: não me julgo capacitado a dizer o que é bom ou mau, nem quero para mim o poder legal de distingui-los. Mas, nos tempos que evoco, a liberdade era vista como criativa, produtiva de melhores relações humanas. Hoje, porém, quando ela é invocada pelos jornalistas a que aludi, é para autorizar a expressão do que há de pior no ser humano.

[…] Não defendo a censura. Censurar e punir são coisas bem diferentes. A censura se faz antes. Já a punição se aplica depois. A censura impede que se cometa um ato julgado errado. Curiosamente, ela torna o censurado inocente e impune, porque não pôde fazer a coisa errada (supondo que fosse mesmo errada). Mais adequada é a punição, que não impede ninguém de dizer o que quiser, mas castiga com o rigor da lei, após processo justo, quem agiu criminosamente de qualquer forma, inclusive com a palavra.

Renato Janine Ribeiro, trechos de A liberdade de expressão.
Para ler o excelente texto, aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “A liberdade de expressão

  1. Olha, a liberdade é sempre absoluta. Porém, o termo atual de liberdade só serve pra nos indicar um limite supostamente mais extenso. Em outras palavras, só pensamos estar livres por não sabermos expressar nossa falta de liberdade. Não temos linguagem para tal articulação.

    Isso que os conservadores fazem (pedir po liberdade de expressão para ser racista ou homofóbico) é o uso legítimo da liberdade. Não, perceba, eu não sou conservador nem a favor, mas sou a favor do fim dos termos liberais que são utilizados de maneira inversa. A liberdade é, na verdade, um limite diferente. Portanto, essa empreitada conservadora é, unicamente, uma maneira nova de utilizar as brechas deixadas pela ideologia democratico-liberal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s