Belo Monte, o anúncio de uma guerra

Cinema, Sociedade

Poucos minutos já mudaram minha percepção do assunto. Está vendo como é possível realmente dizer alguma coisa?

“Eu gostaria de ser a favor da barragem. Eu gostaria. Eu só preciso que alguém me argumente com 200 réis de honestidade.”

O documentário sobre Belo Monte ainda está sendo realizado pela Cinedelia. Para saber mais, aqui.

Fonte: Nara, Facebook.

2 comentários sobre “Belo Monte, o anúncio de uma guerra

  1. Belo monte é um tema delicado. Eu digo isso pq é muito fácil cair no discurso ideológico de “proteção” ao meio ambiente, dentro de uma linguagem liberal onde essa proteção seria encoberta por um “consumo consciente” e etc.

  2. Olá Cássia querida,

    A superioridade do vídeo em relação aos “globais” é evidente, não é?

    Como disse antes, eu conheço alguma coisa sobre o assunto mas não profundamente. O que sei é que medidas destas são irreversíveis. Uma vez um projecto destes concretizado, o caldo está entornado. Aqui também construíram uma barragem e foi polémico porque depois de começar a funcionar viria a cobrir toda uma localidade e os ambientalistas apontavam também para uma série de espécies que seriam abaladas com o projecto. Não deram em nada os protestos: construíram e pronto.
    Penso no efeito que uma obra como estas terá na Amazónia, já por si tão molestada; e no risco para o xingu e para os índios, que também já são tão relegados para um plano secundário… A discussão pública e lutar por esta causa parecem-me opções válidas e necessárias.
    Fico a pensar como é possível que o mundo e os seus dirigentes ainda não consigam encontrar uma forma de promover o progresso com responsabilidade. Será tão difícil assim? Somos reduzidos a estatísticas, números e taxas de “sucesso”.
    O mundo se resume a agradar aos grupos de interesse, lobbys e especulações?
    😦

    Beijo grande!

    Cátia

Deixe um comentário

