Somos humanos, não um canal de notícias

Sociedade

Em um mundo no qual a comunicação se dá primordialmente através de toques num teclado dirigidos a nicks numa tela de computador, muitos acabam se esquecendo de que por trás daqueles apelidos há pessoas e que as palavras digitadas provocam efeitos reais sobre elas. De “sociais”, redes como Facebook e Twitter trazem apenas a característica de associação entre pessoas, mas é um erro crasso acreditar que esta ligação se dá em qualquer nível além do mais superficial. […]

Às vezes, penso que estamos nos esquecendo de que somos humanos, não avatares. E certamente este “esquecimento” já se aplica à maneira com que enxergamos muitos dos que nos cercam. Somos invulneráveis no mundo virtual – e também frequentemente frios. […]

É fácil ser cruel, altruísta, apaixonado, generoso ou ativista na Internet. Mas não vivemos na Internet, vivemos?

Pablo Villaça, trechos de Somos humanos, não um canal de notícias.
Para ler o texto completo, aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Somos humanos, não um canal de notícias

  1. Porém, esse texto já não parte daquele premissa antiga de que a internet não seria um bom espaço social (talvez, que nem seria um verdadeiro espaço social)? Ela se prova cada dia mais Real do que poderíamos imaginar, realmente criando relações entre pessoas (seja como for, sejam quais forem as pessoas e as relações).

    Porém, no segundo parágrafo, entra uma parte interessante. Se nos esquecemos que somos humanos e nos vidramos no nosso eu Avatar, então nos vidramos no nosso eu longe das normas sociais, longe da coerção intrínseca às sociedades e grupos sociais, logo, aquilo que vemos na internet é a pessoa verdadeira – grossa, pervertida, etc e etc.

    Portanto, o verdadeiro drama não seria a própria esfera pervertida da internet? Digo, onde os estupradores, pedófilos, fascistas e etc se revelam? Não deveríamos levar a fantasia MUITO mais a sério?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s