O depoimento de Dilma Rousseff

Sociedade

“As mulheres brasileiras têm sido neste período um esteio fundamental para minha resistência, me cobriram de flores e me protegeram com sua solidariedade. Parceiras incansáveis de uma batalha em que a misoginia e o preconceito mostraram suas garras. As brasileiras expressaram neste combate pela democracia e pelos direitos sua força e resiliência. Bravas mulheres brasileiras que tenho a honra e o dever de representar como primeira mulher presidenta da República.”

Dilma Rousseff, depoimento no Senado Federal, processo de impeachment, 29 ago. 2016.

Quando Dilma Rousseff venceu sua primeira eleição, eu escrevi este texto. No dia da sua posse, publiquei esta imagem. No dia da sua segunda posse, escrevi este pequeno texto em que falei sobre democracia. Mal sabia eu que seria justamente ela, a democracia, que estaria no centro da praça, prestes a ser degolada.

Eu sempre as defendi, tanto a Dilma Rousseff quanto a democracia, e não consigo mensurar o que será vê-las saindo juntas de mãos dadas em breve.

O vídeo mostra os 45 minutos do seu depoimento no Senado Federal. A sua firmeza moral, a sua dignidade e as suas palavras serão relembradas, repassadas, revistas e revividas nas próximas décadas, independentemente do que qualquer pessoa pense ou sinta sobre ela. Pelo menos isso ninguém tirará da nossa história.

Deixe um comentário

